POLÍTICA

Zé Carlos do Pátio mantém força eleitoral em Rondonópolis e vence eleições

O deputado estadual Zé Carlos do Pátio (SD) volta a assumir a Prefeitura de Rondonópolis em 2017. Ele foi eleito no domingo (2) com 39.352 votos válidos o que equivale a 36,22% dos votos válidos. Pátio “bateu” o atual prefeito Percival Muniz (PPS) que recebeu 37.796 votos (34,79%). Esta é a 2ª vez que Pátio é eleito prefeito de Rondonópolis, a primeira foi em 2008.
Zé Carlos do Pátio disputou as eleições ao lado do companheiro Ubaldo Barros (PTB) com a Coligação “Desenvolvimento Para Todos”, formada por partidos SD, PTB, PHS, PMB, Rede, PMN, PTN, PRTB e PEN.
José Carlos de Junqueira de Araújo, conhecido como Zé Carlos do Pátio, tem 57 anos e conta com mais de 30 anos de experiência política tanto no Executivo como no Legislativo. Ele já foi vereador por três mandatos consecutivos, sendo o mais votado por duas vezes. Ainda no legislativo, Zé Carlos do Pátio soma também três mandatos como deputado estadual.
Em 2014, ele foi campeão de votos em Rondonópolis para deputado estadual, dos 17,4 mil votos recebidos mais de 14,8 mil foram do município.
Com a vitória nas eleições municipais deste domingo (2), Pátio demonstra mais uma vez a força eleitoral que tem em Rondonópolis. Em 2008, ele já havia sido eleito pelo povo rondonopolitano quando recebeu 52,43% dos votos. No entanto, em 2012 teve o mandato cassado e foi afastado do cargo, decisão esta que foi anulada três anos depois.
Durante o discurso de vitória neste domingo (3), o candidato eleito falou da emoção de ser escolhido novamente para comandar a Prefeitura. “Depois de ser o deputado mais votado desta cidade, o povo me chamou agora para ser prefeito novamente desta cidade,” disse Pátio.
Apuração
A apuração dos votos em Rondonópolis foi uma das mais acirradas e contou com uma reviravolta emocionante. O candidato a prefeito e atual vice Rogério Salles (PSDB) começou a contagem de votos liderando, mas não demorou a ser ultrapassado pelo socialista Percival Muniz (PPS) que se manteve durante boa parte na liderança.
Zé Carlos do Pátio começou a apuração em 3º lugar, mas também logo assumiu a vice-liderança diminuindo a diferença entre ele e Percival. Quase na reta final, com 75% das urnas apuradas, Pátio conseguiu ocupar o 1º lugar onde se manteve garantido assim à vitória.
Rogério Salles que tinha o apoio do governador Pedro Taques (PSDB), ficou na 3ª posição com 27,54%. O 4º colocado foi Rubens Cantuário (PSOL), que teve 1,45%, um total de 1.572 votos.
1º ato como prefeito
Após ser eleito, Zé Carlos do Pátio afirmou que buscará uma gestão de fortalecimento. “O meu 1º gesto será para somarmos forças. Rondonópolis viveu um momento de cidadania muito importante, temos que somar forças, chamar toda a classe política de Rondonópolis e do Estado e trabalharmos juntos pela nossa cidade, o partido hoje é Rondonópolis,” comentou.
Pátio disse a reportagem do jornal Folha Regional, que pretende ir a Brasília visitar os todos os gabinetes dos deputados federais e dos senadores ampliando o dialogo com as lideranças políticas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo