21.2 C
Rondonópolis
sábado, maio 4, 2024

Zé do Pátio e Gilmar Fabris são cassados pelo TRE

O pleno do TRE cassou esta noite (03) por quatro votos a dois, o diploma de suplente de deputado estadual, de Gilmar Fabris (PSD). Ele foi punido por abuso de poder econômico na campanha passada. O Pleno julgou como gravíssimas as falhas em declarações de gastos. O diploma de Fabris já estava na mira do TRE desde o dia 15 de março e só não foi cassado na ocasião porque o magistrado Sebastião Arruda pediu vistas.
Outro com mandato cassado na noite de hoje foi o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (PMDB). Foram 5 votos a favor da cassação contra apenas 1 em favor do prefeito. Assim como Fábris, Pátio foi cassado por abuso de poder econômico, por ter distribuido 2857 camisetas
que, segundo o TRE eram eleitores usarem no dia da votação. A defesa argumentou que eram para os fiscais de urnas e delegados do partido. As camisetas tinham a foto de Pátio fazendo sinal de vitória.
A defesa do prefeito vai recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A vice prefeita, Marília Salles caiu junto com Pátio e assume a prefeitura o presidente da Câmara da cidade, vereador Ananias Filho (PR). Ele fica no cargo por 30 dias até que haja uma nova eleição, que pode ter seu custo imputado ao prefeito cassado e sua vice.
Votaram pelo relator o juiz federal Pedro Francisco da Silva, o desembargador José Ferreira Leite e os juízes André Pozetti, Sebastião de Arruda Almeida e Jorge Luiz Tadeu. O presidente do TRE, desembargador Rui Ramos, não votou, já que só entra no páreo em caso de a votação terminar empatada.
Setores do PMDB comemoram de certa a foma a decisão, já que não aceitariam uma candidatura do prefeito a reeleição. Zé do Pátio, nas eleições de 2010, não ajudou Silval Barbosa (PMDB) na empreitada para governador do estado. Pátio apoiou o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB).

Fonte: Reporter mt

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO