Edna Sampaio visita municípios e cobra candidatura pró-Lula ao governo de MT

A vereadora por Cuiabá, Edna Sampaio (PT), iniciou hoje (19) uma série de visitas a municípios da região e trouxe na bagagem a disposição de incendiar o debate sobre a participação das mulheres na política. Pela manhã ela foi homenageada na Câmara Municipal de Dom Aquino e no final da tarde foi a principal convidada de uma roda de conversas com alunos e professores da UFR e do IFET em Rondonópolis.
Edna quebrou paradigmas ao ser a primeira mulher negra eleita na Câmara Municipal de Cuiabá. Agora ela se apresenta como pré-candidata a deputada estadual e disse estar muito satisfeita com a recepção entre os mato-grossenses.
“A militância do PT tem nos apoiado em todo o Estado, mas sinto que esse projeto vai além dos limites partidários. Isso tem muito a ver com a repercussão do meu trabalho como vereadora e com o fato de que não represento a estrutura do poder, mas sim das pessoas que estão fora dele. Tenho recebido muito apoio da militância da esquerda, da militância lulista, que deseja uma sociedade melhor e inclusiva”, disse Edna em entrevista ao Regional MT.
A vereadora lamentou a reduzida presença de mulheres em cargos políticos, mas considera que houve avanços nos últimos anos. Ela citou como exemplo o município de Dom Aquino, uma das cinco cidades do país em que as mulheres são maioria na Câmara Municipal.
“Recebi uma Moção de Aplausos lá e também fiz questão de homenagear as vereadoras e a população de Dom Aquino, com uma moção aprovada na Câmara de Cuiabá. Eles estão dando um exemplo para todos da importância das mulheres na política”, afirmou ela lembrando que apesar de somarem 54% da população brasileira, as mulheres ocupam apenas 15% das cadeiras no Congresso Nacional e também nas Assembleias Legislativa e Câmaras Municipais.
Outro exemplo apontado pela vereadora vem do setor da educação. Além de serem mais escolarizadas, as mulheres já são maioria entre os profissionais do setor.
“Acho que as escolas e universidades tem um papel fundamental nesse processo de ampliar o espaço das mulheres no exercício da boa política. Eles produzem o conhecimento e formulam o presente de olho no futuro. Esse futuro precisa incluir quem hoje está fora da política”, disse ela incluindo na lista, além das mulheres, também os negros, os trabalhadores e lideranças de movimentos e os ambientalistas e a comunidade LGBTQIA+.
SEM FUNDAMENTALISMO
Ao ser questionada sobre a expectativa em relação às eleições deste ano, Edna Sampaio disse estar otimista quanto à votação do ex-presidente Lula e do PT em Mato Grosso. Porém, ela apontou como fato negativo a indefinição em relação a um nome para disputar o governo no Estado.
“Temos boas chapas para disputar as vagas de deputado federal e deputado estadual, aliás isso até aumenta o meu desafio. Mas lamento não termos ainda um nome competitivo ao governo”, afirmou.
A vereadora espera que a definição pode sair nos próximos dias e ressalta que o candidato não precisa ser necessariamente do PT. Ela citou como o exemplo o perfil do prefeito José Carlos do Pátio (PSB), que chegou a ser cogitado para a disputa.
“Fiquei muito animada. É visível a forma positiva como o dinheiro público é tratado aqui em Rondonópolis e as pesquisas mostram que ele tem aprovação. Além disso o prefeito José Carlos do Pátio sempre foi lulista e tem o carinho da militância da esquerda. Sem dúvida um nome viável para essa disputa. Foi uma pena não ter dado certo”, lamentou.
Edna defendeu ainda que a escolha do candidato seja feita sem sectarismo e com a participação dos partidos que integram a federação com o PT (o PV e o PC do B) e também com aqueles que eventualmente decidam se coligar para apoiar o ex-presidente Lula.
“Não sou fundamentalista. Defendo a formação de alianças com todas as forças progressistas e democráticas. Aliás, o próprio presidente Lula tem feito um esforço enorme nesse sentido. Precisamos nos unir para viabilizar um projeto amplo de reconstrução nacional”, concluiu.
A agenda de Edna Sampaio na região prevê ainda a participação em eventos nesta quarta-feira (20) no município de Alto Araguaia e, na quinta feira (21), ela estará em Pedra Preta.
Eduardo Ramos – Da Redação