19.8 C
Rondonópolis
segunda-feira, maio 20, 2024

A solução para o mercado de automóveis está ao alcance do governo

O governo Lula tentou dar uma mudada no mercado de automóveis zero no Brasil, no mês passado, com o incentivo para que as montadoras reduzissem os preços, a ideia era matar dois coelhos com uma cajadada só, como diria o velho ditado. Pois bem, em tese o projeto não deu muito certo, pois a redução foi mínima e por um período muito curto de tempo. Em resumo, a classe mais baixa não teve condições de comprar o carro e os pátios das montadoras ficaram da mesma forma, abarrotados de veículos. Não gerou novos empregos e renda, foi apenas uma corrida de quem tinha dinheiro para comprar um carro com um desconto melhor.

No entanto está surgindo uma luz, o governo está claramente mudando a estratégia, está com uma proposta mais ousada e ao que tudo indica vai dar resultado. Essa nova proposta, a princípio deve aumentar as vendas e também o movimento nos fabricantes, ajudando a gerar empregos e renda. Mas qual a mágica que está sendo desenhada? A receita pelo visto é simples, o governo Lula está incentivando montadoras chinesas a investir no país e pela forma que está sendo feita, elas devem na verdade fazer uma verdadeira revolução no mercado, principalmente dos chamados carros elétricos, que devem aos poucos ganhar o mercado de veículos com motores à combustão. Ao incentivar esse mercado, o governo também está criando um novo sistema, mais moderno e mais sustentável. Pois bem, mas afinal qual é essa estratégia; pelo visto o governo quer incentivar a vinda de novas indústrias e aumentar a concorrência e criar um elo.

Com o aumento da concorrência, a tendência natural é preço cair e o consumo aumentar, e se essa regra der certo, com certeza vai ter mais uma grande movimentação no mercado gerando renda e principalmente emprego. Um exemplo da estratégia é a vinda ao Brasil da chinesa BYD.

A empresa promete entregar carros tecnológicos com preço baixo e mais: investir no país. Com a vinda BYD a tendência é outras empresas fazer o mesmo, apresentar carros elétricos com muita tecnologia para atender um mercado consumidor ávido por novidades e principalmente bons preços; Para se ter uma ideia à confirmação da chegada do Dolphin, o carro elétrico acessível da BYD, desencadeou uma corrida pelo melhor preço no mercado nacional. A Caoa Chery, por exemplo, já oferece desconto de até R$ 20 mil em seus elétricos. Pelo visto estamos no começo de uma nova era e quem viver verá.

Fonte: Da Redação

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO