Prefeitura inicia diagnóstico para modernizar o trânsito em Rondonópolis

Usar a tecnologia para ter um trânsito mais seguro e uma melhor mobilidade urbana em Rondonópolis. Com este objetivo, o prefeito Percival Muniz recebeu na manhã desta quarta-feira (15), em seu gabinete, diretores da empresa Engebras, com vasta experiência nessa área e atuação em todo país.
Acompanhado do vice-prefeito Rogério Salles, do secretário municipal de Trânsito e Transportes, Argemiro Ferreira, e vereadores, o prefeito Percival conheceu a tecnologia e os equipamentos que a empresa dispõe para fazer a fiscalização e o controle do trânsito.
“Os controladores eletrônicos de velocidade têm como objetivos principais a educação no trânsito e evitar acidentes em locais potencialmente susceptíveis a sua ocorrência, mediante estudos que demonstrem a efetiva necessidade”, explicou o diretor Amauri Souza Lima. Segundo ele, nesta reunião com o prefeito, foram apresentadas diversas “soluções inteligentes” que podem melhorar, significadamente, os efeitos da mobilidade urbana na cidade.
“Mostramos à equipe do prefeito que todos os equipamentos e sistemas da Engebras são desenvolvidos pensando em uma instalação rápida, com alta durabilidade e em um design sofisticado e inovador”, disse, acrescentando que entre os equipamentos apresentados estão semáforos inteligentes, radares e lombadas eletrônicas, além de sistemas de comunicação, detecção de acidentes e de videomonitoramento.
Argemiro gostou dos sistemas apresentados. Segundo ele, vale ressaltar que os equipamentos e os sistemas de monitoramento eletrônicos são autossustentáveis, que geram uma receita que pode ser reinvestida para melhoria do trânsito. “As multas aplicadas naqueles mais apressadinhos e que desrespeitam as leis de trânsito pagam as despesas de instalação, operação e manutenção e, ainda, podem propiciar receita extra, que poderá ser investida em melhorias nas ruas da cidade que resultarão num trânsito melhor”, avaliou.
Para o prefeito Percival, a modernização do trânsito da cidade é um dos grandes desafios do momento. Hoje, a frota na cidade é superior a 130 mil veículos. Esse grande número, interfere na fluidez das principais vias e contribui para os acidentes de trânsito.
“O crescimento constante da frota de veículos vem sobrecarregando as ruas e avenidas, exigindo, cada vez mais, agilidade nas operações relacionadas à mobilidade urbana, que por sua vez requer a implantação e modernização dos equipamentos de controle e monitoramento. Por isso, pesquisamos e fomos buscar uma empresa conceituada e com experiência em todo país para nos auxiliar nesse processo de modernização do trânsito da cidade”, destacou Muniz.
Após o encontro, ficou acertado que empresa fará um estudo sobre possíveis soluções para melhorar o trânsito e enviá-lo à Prefeitura, para ser discutido a melhor forma de implantá-lo. “Agora, a empresa fará um diagnóstico, que será apresentado à Prefeitura, sobre o que é necessário e melhor encaixa para a modernização do trânsito de Rondonópolis”, informou Ferreira.