23.7 C
Rondonópolis
sexta-feira, maio 17, 2024

Entre o sádico e o solidário

O mundo está a cada dia mais dinâmico e mais integrado, hoje uma novidade em Rondonópolis chega com a mesma velocidade à países da Europa ou de outras regiões do Mundo.
A criação da Internet ao lado da chamada integração das mídias tem mudado de forma consistente também o comportamento humano, hoje qualquer pessoa com um telefone celular nas mãos ligado à uma rede eficiente vira um provedor de informações. Pelo celular, o cidadão pode postar vídeos, comentar situações em redes sociais e participar das mais diferentes formas de chats e bate-papos.
Isso de certa forma deixou as relações interpessoais menos humanas, as pessoas tem evitado a conversar de forma direta e hoje usa o celular ou computador como uma espécie de elo em uma conversa.
É comum vermos em uma mesa de restaurante duas pessoas sentadas uma ao lado da outra conversando via celular por meio de programas de mensagens e evitando a conversa direta, o cara a cara.
Nessa semana, o advogado Hélio Fialho Júnior, publicou no site rondonopolitano AgoraMT, um texto que ilustra bem essa nova faceta do ser humano.
O advogado cita o homicídio ocorrido em frente a uma faculdade de Rondonópolis, onde algumas pessoas que presenciaram o fato, ao invés de buscar uma forma de socorrer a vítima, estavam atrás do melhor ângulo para postar o ocorrido na Internet.
A necessidade de aparecer nas mídias sociais, mesmo diante de uma tragédia como o homicídio em frente à uma escola sobrepôs o altruísmo ou a necessidade de ajudar ou socorrer o próximo.
Desta forma estamos criando uma cultura de midialização das tragédias e o ser humano ao invés de se solidariezar ao próximo está mais preocupado em registrar, divulgar e acompanhar a tragédia alheia, tanto nas mídias sociais como no local onde o fato realmente ocorreu.
Portanto é chegada a hora de mudarmos todos esses conceitos e encarar as novas tecnologias como ferramentas de maior aproximação e não como distanciamento.
Ainda bem que há pessoas preocupadas em usar essas novidades como forma de atrair pessoas para campanhas solidárias como a que ocorreu em Rondonópolis no mês passado para doação de medula óssea. Talvez esse lado solidário em breve sobreponha o lado sádico do ser humano e passaremos a ter uma Internet mais evoluída em todos os aspectos, os exemplos estão dados, portanto já sabemos quais vamos seguir.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO