21.2 C
Rondonópolis
sábado, maio 4, 2024

Viana coordena campanha de Dilma

O ex-governador Jorge Viana deve ser confirmado oficialmente nos próximos dias como coordenador da pré-campanha da ministra Dilma Rousseff na Região Norte. O convite foi feito a Viana pelo presidente Lula. Ele já teria, inclusive, participado de algumas reuniões, uma delas um jantar oferecido à ministra no início do mês pela ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, que vai coordenar a campanha em São Paulo.
A pressão da oposição contra a pré-campanha de Dilma Rousseff e a necessidade de organizar as atividades levaram os apoiadores da ministra a marcarem uma nova reunião dos coordenadores regionais, entre os quais Jorge Viana, para o próximo dia 7 de março, sábado, em São Paulo.
De outra parte, o senador Geraldinho Mesquita (PMDB) pode ser o coordenador no Acre da campanha de José Serra à Presidência da República em 2010. Seria, segundo dirigentes da oposição, uma tentativa de garantir sobrevida para uma eventual campanha em busca de um segundo mandato, tarefa nada fácil para o senador acreano eleito com o apoio irrestrito da Frente Popular, de onde saiu para ingressar na oposição.
O problema é que o PMDB ainda não fechou questão sobre quem apoiar em 2010 – se Dilma ou Serra -, tendo ainda uma possibilidade de ter em seus quadros o governador de Minas Gerais Aécio Neves com uma candidatura própria, algo difícil mas não impossível.
O presidente regional do PMDB, deputado federal Flaviano Melo, disse na sexta-feira que qualquer articulação no sentido de que algum integrante do partido faça para a campanha de um candidato a presidente é prematuro, já que o PMDB ainda não definiu quem irá apoiar. “Isso não está em discussão no partido ainda. Nossa prioridade agora é o fortalecimento estadual do partido, até porque há uma possibilidade real de termos um candidato próprio à presidência em 2010.”
Já o presidente regional do PSDB, Tião Bocalom, defensor da candidatura de Serra no Estado, é mais flexível sobre uma eventual coordenação da campanha por Mesquita, desde que a indicação seja do PMDB nacional. “Se o PSDB nacional considerar que esse é o melhor nome, ótimo! Nada impede que o senador Geraldinho trabalhe em prol da candidatura de José Serra em nosso Estado.”
Portal da Amazônia

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO