31.7 C
Rondonópolis
terça-feira, abril 30, 2024

O exemplo do Carnaval

Pois bem, começamos o ano de 2024. Agora não tem mais desculpa., já vivemos um novo ano. O motivo é simples, o brasileiro sempre deixa para realmente colocar as suas metas futuras, após o Carnaval.
Como se o Carnaval se fosse uma desculpa, para justificar o que não foi feito, o que deu errado e o jeito mais fácil é dizer que vai começar a fazer as coisas quando terminar a festa de Momo. Em muitas cidades do Brasil, o Carnaval é aproveitado também para emendar o feriadão.
Em Rondonópolis, por outro lado, está sendo diferente, ou melhor, foi diferente, pois aqui não teve Carnaval Popular, mas o prefeito entendeu que era necessário que a máquina municipal não parasse de trabalhar nesse período, garantindo o mais importante, que são  serviços para o cidadão que paga religiosamente os seus impostos.
Desta forma, o Carnaval em Rondonópolis o que se viu não é uma festa e sim momento de trabalho, pelo menos do que tange o poder público municipal. Sem o famoso Carnaval Popular, o prefeito teve mais um motivo, para não parar a máquina.
Mas, é preciso enumerar, que muitos poderes pararam as atividades durante o período da festa de Momo.  Isso, sem dúvida gerou prejuízos para todos, pois com a máquina administrativa sem funcionar, muitos serviços não foram executados da forma em que a população merece, com excepção, obviamente dos serviços públicos prestados pela prefeitura, que funcionou normalmente.
A decisão do prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do pátio, em não conceder ponto facultativo durante o período de Carnaval no modo de ver deste jornal foi acertada. Pátio deu ao cidadão rondonopolitano a condição de receber o serviço público em um período em que realmente é necessário. 
A saúde de Rondonópolis, por exemplo, funcionou normalmente, o que garantiu a realização de exames que poderiam levar até uma semana para serem feitos se o feriado de Carnaval fosse instituído pela prefeitura.
Os chamados projetos executivos de obras em Rondonópolis também não pararam e com isso ganharam tempo. E ainda assim o cidadão vai poder, no futuro, ter direito a usufruir de uma obra, mais rápido, pois com isso elas andaram também de forma mais eficiente.
Na verdade, pelo menos em Rondonópolis já há o sentimento que não é mais uma grande festa, o Carnaval. Isso está mais do que comprovado, desde quando as grandes festas populares dos anos 2000 chegaram ao final.
E, desta forma, sem essas grandes festas, a cidade precisa ter um outro  foco no Carnaval. E pelo menos nesta gestão do prefeito Zé Carlos do Pátio, o foco foi somente um trabalho e, com isso, garantir ao cidadão um serviço de qualidade oferecido pelo poder público.
Entendemos, sim, que o Carnaval, é uma festa popular, que há também a necessidade de comemorações nas ruas, mas como este tipo de evento ficou praticamente impossível, em Rondonópolis,  devido a diversos  fatores, o jeito foi fazer isso, garantir pelo menos que o serviço público municipal atendesse às grandes demandas da população de Rondonópolis.
Agora, se o município fizesse uma grande festa popular, seria até compreensível que as repartições públicas municipais fechassem as portas. Mas como isso não foi feito, no momento, então foi acertado garantir o trabalho.
Um serviço público para todos.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO