23.5 C
Rondonópolis
terça-feira, abril 30, 2024

O começo do jogo

Com a finalização dos prazos de filiações partidárias e desincompatibilização de ocupantes de cargo de primeiro escalão que desejam disputar as eleições para a Câmara de Vereadores deste ano, a impressão é de que o processo eleitoral já começou e, mais que isso, estamos diante das primeiras definições de quem é quem e de quem estará com quem nesta disputa.


Já sabemos, por exemplo, quais vereadores estarão apoiando este ou aquele pré-candidato a prefeito, e isso pode dar uma ideia do que virá pela frente a partir de agora. Está certo que ainda temos outras fases pela frente até chegar ao grande dia, que é quando ficamos frente a frente com a urna e passamos a tomar a decisão que, em tese, pode mudar a nossa vida.


As próximas fases são de preparação dos grupos para o período convencional, onde os pré-candidatos passarão a ser efetivamente candidatos, e então, na verdade, estaremos um passo à frente do que estamos hoje, pois saberemos quem efetivamente é candidato.
Na verdade, neste momento atual, estamos sabendo quem está disposto a ser candidato, mas posteriormente vamos saber quem realmente será, e não apenas quem está disposto a ser, que são duas coisas diferentes. Para completar, saberemos como será a composição da chapa, pois além do candidato, poderemos saber quem será o vice.


Se compararmos esse momento com um jogo de futebol, estaríamos no chamado apito inicial, com os times perfilados. O segundo momento é a escalação do time e a entrada dos jogadores em campo, ou seja, o início do primeiro tempo seria a campanha em si, e o segundo tempo seria a fase da campanha de propaganda, até o encerramento do jogo, que seria a eleição e, posteriormente, o resultado final.


Portanto, apesar de comemorarmos o fato de estarmos no começo do jogo eleitoral, sabemos, por outro lado, que temos muito, mas muito jogo pela frente, e a realidade que vivemos hoje, com toda a certeza, será muito diferente quando estivermos aos 45 minutos do segundo tempo.


A mudança do jogo é mais do que natural, pois o jogo da política é o mais dinâmico dos jogos que o ser humano conhece, e a cada momento estaremos vendo a realidade mudar.
Neste jogo, um minuto equivale a uma hora, uma hora vale um dia, e um dia vale um mês, e um mês seria como se fosse um ano, apenas para entendermos a dinâmica que temos pela frente.

Fonte: Da Redação

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO